Ambientes de aprendizagem virtual são, consideravelmente,
importantes dentro do processo de comunicação entre professores e alunos,
separados geograficamente, como na educação à distância. A educação a distância
requer a utilização de novas tecnologias como ferramentas de aprendizagem e
construção do conhecimento.
Definem-se “ambientes de aprendizagem” como sistemas de
ensino e aprendizagem integrados e abrangentes capazes de promover o
engajamento do aluno.
No ensino a distância, o aluno desenvolve sua forma própria
de estudo e é importante que o ambiente de aprendizagem esteja adequado para
que esse aluno possa organizar suas ideias, compartilhar conhecimentos e
adquirir autonomia em sua aprendizagem.
Segundo Piaget:
[...] o conhecimento é fruto de um processo de “construção
contínua” que ocorre indefinidamente ao longo da vida, na ação pessoal, em cada
realidade, oportunidade, contexto social, cultural e econômico. Para o
construtivista, o conhecimento é uma atividade construída pelo aprendiz e não
apenas uma descoberta, pois surge das relações estabelecidas, das ações
realizadas e da sua experiência no mundo. Portanto, os processos, assim como os
resultados, se diferenciam de um indivíduo e de um contexto para outro. (PIAGET
apud SLOCZINSKI; CHIARAMONTE, 2005).68 VÉRTICES, v. 10, n. 1/3,
jan./dez. 2008
Os ambientes virtuais de aprendizagem permitem a
interatividade entre o aprendiz e o objeto de seu interesse e representam uma
motivação despertando no aluno a vontade de interagir e de organizar seu
conhecimento, ampliando o seu saber e a sua visão de mundo.
Rego afirma que “[...] o desenvolvimento pleno do ser humano
depende do aprendizado que realiza num determinado grupo cultural, a partir da
interação com os outros indivíduos da sua espécie” (REGO apud ESTABEL et
al., 2006).
A interação do aluno com a internet possibilita uma inovação
nas formas de leitura e escrita.
De acordo com Lévy:
[...] os textos na internet se apresentam formando uma
cadeia de informações, com sequência livre para o usuário (ou aprendiz) ligada
de maneira criativa por meio de links. Esses textos podem ser modificados,
ampliados e reconstruídos a partir da pesquisa em diferentes áreas do
conhecimento, encontradas no “mundo virtual” rompendo com a forma hierárquica
da estrutura escolar tradicional. (LÉVY apud SLOCZINSKI; CHIARAMONTE,
2005).
A utilização dos recursos das tecnologias de informação e
comunicação proporciona uma nova forma de escrita, levando a pensar sobre o
próprio pensar, podendo gerar maior conhecimento sobre o assunto.
Diversas ferramentas promovem a comunicação em ambientes de
educação a distância. Essa comunicação pode ser tanto síncrona como assíncrona.
No caso da comunicação assíncrona, que é um método de comunicação que não exige
a interação do aprendiz no momento em que é transmitida, como por exemplo, a
comunicação por e-mail, grupos de discussão, world wide web, vídeo e
áudio sob demanda. Na comunicação síncrona, o aprendiz interage no momento em
que a comunicação é transmitida, ou como define Gennari (2003, p. 334), é
qualquer operação executada sob o controle de um relógio ou outro mecanismo de
sincronização, como exemplos, podemos citar o chat, a videoconferência
(comunicação bidirecional através de envio de áudio e vídeo em tempo real, via web,
por meio de câmeras acopladas ao computador) ou as teleconferências (definidas
como todo tipo de conferência a distância em tempo real, envolvendo transmissão
e recepção de diversos tipos de mídia, assim como suas combinações) e as
áudio-conferências (sistemas de transmissão de áudio, recebido por um ou mais
usuários simultaneamente).
Outros recursos como CD-ROMs, fitas de vídeo, disquetes e
materiais impressos complementam e auxiliam os alunos com dificuldade de acesso
à internet.
Os recursos da internet utilizados como suporte de
comunicação para EAD são de grande importância para o processo de ensino
aprendizagem do aluno que visualiza, participa, interage, coopera e constrói
seu conhecimento.
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