“O desenvolvimento de uma consciência crítica que permite ao homem transformar a
realidade se faz cada vez mais urgente. Na medida em que os homens, dentro de sua
sociedade, vão temporalizando os espaços geográficos e vão fazendo história pela sua
própria atividade criadora”.
Paulo Freire
“A reforma no ensino visa uma educação mais eficaz e para isso é necessária
uma profunda mudança de conteúdos e métodos. Nesta perspectiva a
proposta deve apresentar uma nova visão do saber e do aprender oferecendo
assim novas possibilidades dos processos educacionais ” (MINGUET, 1998,
p. 129)
Neste novo contexto educacional surgem também algumas novidades nos conteúdos propostos e na formação do aluno. O ensino atual baseia-se em competências e habilidades permitindo possibilidades para o uso e aplicação das novas tecnologias, entres estas, televisores, vídeos, computador e Internet.
O professor dispõe de recursos tecnológicos que pretendem em curto prazo alcançar os lugares mais remotos do país.
Nas últimas décadas, observam-se o crescente número de projetos envolvendo a informática e novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), estas aparecem como novas possibilidades no ensino de todos os níveis. O MEC juntamente com os Estados, Prefeituras e terceiro setor estão promovendo a diminuição da distância do cidadão comum e o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é a inclusão digital como direito do cidadão. É uma das principais metas para o desenvolvimento do ensino no país dentro de um projeto maior para a sociedade brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário