Roteiro para o debate:
Oriente a
leitura das matérias da primeira etapa individualmente. Inicie
um debate com toda a sala sobre a progressiva influência da Internet em nossas
vidas, em seguida mostre as imagens da evolução dos computadores e da internet para ilustrar
a discussão e contextualizar as mudanças ao longo da história
Questões
sugeridas:
● Em que a
Internet influencia a vida das pessoas?
● Como se
deu a evolução desta tecnologia? (primeiros recursos, velocidade...).
● O que
vocês ainda não podem fazer na Internet e gostariam que fosse possível?
● Apagariam
o que, dentre os vários recursos feitos pela Internet?
Após este
primeiro momento de discussão, oriente para a leitura das matérias da segunda
etapa.
Feita a
segunda leitura, oriente as regras para iniciar um jogo de debate entre os
alunos. Pode dividir a sala em 2 grupos, um de cada lado da sala, sendo que cada
grupo deve ficar de frente para a outro.
Na primeira rodada o Grupo A deve defender
apenas as vantagens da internet para a educação, para incentivar a
criatividade, ajudar a fazer amizades, manter-se informado, aprender com os
jogos e tudo que a Internet pode favorecer de maneira saudável e inteligente.
O
Grupo B deve ponderar os prejuízos da Internet para a saúde (vício e
sedentarismo extremo), perigos online como invasões, roubos, racismo, sites
criminosos, venda de remédios e armas contrabandeadas, incentivo à violência,
exploração e sequestro de crianças.
Os
grupos podem ter 10 minutos para preparar os argumentos.
Este debate
pode durar cerca de 10 minutos. Cada grupo pode ter direito há 1 minuto para
falar e em seguida passa para o outro grupo responder/defender, de forma que 5
alunos de cada grupo possam expressar as opiniões do grupo.
Na segunda
rodada os grupos devem passar a defender a posição do outro grupo.
O Grupo B passa
a argumentar sobre as qualidades do uso da internet e o Grupo A passa a
destacar apenas os perigos e riscos que o uso desorientado da Internet pode
provocar.
Os grupos podem ter mais 5 minutos de preparação e 10 minutos de
discussão.
Se
considerar que o debate da primeira rodada está muito amplo e deseja contemplar
os pontos mais importantes, podemos prolongar o tempo e deixar mais 10 minutos
para, então, fechar o debate e passar para a discussão final com toda a sala.
Sugiro que neste debate seja feita uma troca de papéis para que os grupos de alunos defendam os aspectos positivos do uso da Internet, enquanto outro grupo apontará os perigos e ameaças existentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário