DESENVOLVIMENTO




Roteiro para o debate:

Oriente a leitura das matérias da primeira etapa individualmente.                                                           Inicie um debate com toda a sala sobre a progressiva influência da Internet em nossas vidas, em seguida mostre as imagens da evolução dos computadores e da internet para ilustrar a discussão e contextualizar as mudanças ao longo da história

Questões sugeridas:

● Em que a Internet influencia a vida das pessoas?
● Como se deu a evolução desta tecnologia? (primeiros recursos, velocidade...).
● O que vocês ainda não podem fazer na Internet e gostariam que fosse possível?
● Apagariam o que, dentre os vários recursos feitos pela Internet?

Após este primeiro momento de discussão, oriente para a leitura das matérias da segunda etapa.
Feita a segunda leitura, oriente as regras para iniciar um jogo de debate entre os alunos.                       Pode dividir a sala em 2 grupos, um de cada lado da sala, sendo que cada grupo deve ficar de frente para a outro.
                              
Na primeira rodada o Grupo A deve defender apenas as vantagens da internet para a educação, para incentivar a criatividade, ajudar a fazer amizades, manter-se informado, aprender com os jogos e tudo que a Internet pode favorecer de maneira saudável e inteligente. 

O Grupo B deve ponderar os prejuízos da Internet para a saúde (vício e sedentarismo extremo), perigos online como invasões, roubos, racismo, sites criminosos, venda de remédios e armas contrabandeadas, incentivo à violência, exploração e sequestro de crianças.     
                   
Os grupos podem ter 10 minutos para preparar os argumentos.
Este debate pode durar cerca de 10 minutos. Cada grupo pode ter direito há 1 minuto para falar e em seguida passa para o outro grupo responder/defender, de forma que 5 alunos de cada grupo possam expressar as opiniões do grupo.

Na segunda rodada os grupos devem passar a defender a posição do outro grupo.
O Grupo B passa a argumentar sobre as qualidades do uso da internet e o Grupo A passa a destacar apenas os perigos e riscos que o uso desorientado da Internet pode provocar. 
Os grupos podem ter mais 5 minutos de preparação e 10 minutos de discussão.

Se considerar que o debate da primeira rodada está muito amplo e deseja contemplar os pontos mais importantes, podemos prolongar o tempo e deixar mais 10 minutos para, então, fechar o debate e passar para a discussão final com toda a sala.

Sugiro que neste debate seja feita uma troca de papéis para que os grupos de alunos defendam os aspectos positivos do uso da Internet, enquanto outro grupo apontará os perigos e ameaças existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário