segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Educação aberta e à Distância (EAD)

A educação aberta e à distância (EAD) abre novas fronteiras para aqueles que não possuem tempo, condições financeiras, ou que residem distante dos grandes centros.
O EAD utiliza as tecnologias citadas acima em complementação ou sobreposição de acordo com a
necessidade e disponibilidade de infra-estrutura tecnológica disponível ao aluno.
O aluno acessa as informações através de um aparelho conectado a internet em um portal educacional, lê conteúdos em mídias eletrônicas e FAQs, participa ativamente em fóruns, listas, assiste a webcastings, ouve podcastings, etc.
Segundo Pierre Lévy, a educação à distância é um setor da educação particularmente interessante, pois é nele que é experimentado o maior número de novidades ao mesmo tempo técnicas e pedagógicas. É um setor em que existe uma experimentação constante, e assim deveria ser em todos os setores da educação.
Para o autor as técnicas utilizadas na educação à distância vão cada vez mais ser utilizadas na educação normal conduzindo a uma evolução da escola em direção a uma adaptação à nova relação que está sendo instaurada com o saber. O saber indefinido, o trabalho de transação de conhecimentos, a multiplicação das tecnologias intelectuais, etc. (informação verbal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário